[vídeo] A realidade dos exames periciais de entorpecentes (vídeo 3 de 3): você tem direito a provas periciais que são possíveis, mas não são feitas. Exija os seus direitos.[vídeo] A realidade dos exames periciais de entorpecentes (vídeo 3 de 3): você tem direito a provas periciais que são possíveis, mas não são feitas. Exija os seus direitos.
Como contratar o perito FRANCIONI para assistente técnico Laudos periciais realizados pelo perito FRANCIONI Pareceres técnicos do perito FRANCIONI Artigos jurí do perito FRANCIONI Palestras proferidas pelo perito FRANCIONI Curriculum vitæ do perito FRANCIONI Entre em contato com o perito FRANCIONI

página inicial voltar um nível código QR desta página - QR code
Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

"Blog" do Perito FRANCIONI.
DROGAS e Perícia (3/3). Exames periciais pouco conhecidos: cromatografia de camada fina, exame de urina para THC (maconha) etc..


DROGAS e Perícia (3/3). Exames periciais pouco conhecidos: cromatografia de camada fina, exame de urina para THC (maconha) etc..

Terceiro de uma série de 3 vídeos sobre a realidade da perícia de entorpecentes. Neste vídeo o Dr. FRANCIONI aborda a existência de exames periciais que são possíveis, mas raramente são realizados - por isso, alguns desses exames periciais são pouco conhecidos. Se uma prova é possível, ela é necessária - o delegado tem o dever de realizar todas as provas possíveis, independentemente de quantas provas já tenham sido produzidas.

Um exemplo desse tipo de exame é a cromatografia de camada fina, que o Dr. FRANCIONI viu ser realizada pelo Dr. Cláudio Márcio Freitas Lourenço, perito criminal que é mestre em Química Orgânica no posto de perícias de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro. Esse teste é útil para a identificação de quantidades muito pequenas, ínfimas, de substâncias entorpecentes. Um homem cheirava cocaína em um carro, mas livrou-se da droga ao ser abordado por policiais militares. Poucos grãos de pó de cocaína foram suficientes para essa perícia química.

Poucas pessoas sabem que entorpecentes podem ser identificados em exames de sangue, saliva e urina - em alguns casos, durante alguns meses. Um exemplo disso é a persistência do THC (tetraidrocanabinol), princípio ativo da maconha, na urina.

Um outro exemplo de teste prático pouco conhecido está baseado na xerostomia (secura) causada na boca de quem fuma maconha: após fumar maconha, uma pessoa fica impossibilitada de cuspir. Declaração dada pelo ator José de Abreu poderia levar a crer que ele teria fumado maconha antes de cuspir (ou tentar cuspir) em um casal em um restaurante, por divergências políticas relacionadas ao PT (Partido dos Trabalhadores). Cabe notar que sua declaração, apenas, não permite afirmar que José de Abreu fumou maconha (ou que José de Abreu fuma maconha) ou que, contrariamente, José de Abreu não fumou maconha (ou que José de Abreu não fuma maconha). Tal conclusão só seria possível com a realização de exames periciais - que não foram realizados.

As dicas processuais desta série de vídeos são aplicáveis a qualquer exame pericial de material, embora os vídeos estejam centrados em exames periciais de drogas (entorpecentes) - maconha, haxixe, cocaína, ecstasy, lança perfume etc..

Em outros vídeos desta série, mais aspectos da perícia criminal de entorpecentes são abordados.

"Links" deste vídeo:
Primeiro vídeo desta série
Segundo vídeo desta série
Modo de trabalho do Dr. Francioni
"Blog" do perito Francioni

Seja inteligente: NÃO USE DROGAS.

Esta é uma análise do perito FRANCIONI (Edilson FRANCIONI Coelho), que é perito criminal oficial do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e também atua em todo o Brasil como assistente técnico ("perito particular" ou "perito privado").

Este vídeo é divulgado em todos os canais oficiais do perito FRANCIONI: no Youtube, no Vimeo, no dailymotion, no TV UOL, no Google+, no Pinterest, no LinkedIn, no Facebook e no Twitter; o áudio correspondente também está no SoundCloud.


Comentários:

Divulgue esta página via:


Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

Você está no portal: http://www.perito-francioni.com.br/.

Cartão de visitas virtual do perito FRANCIONI:
cartão de visitas do perito FRANCIONI em código QR - QR code

TwitterFacebookLinkedInGoogle+

Página inserida em 12 de maio de 2016 e atualizada em 19 de maio de 2016.

perito FRANCIONE Edilson FRANCIONE Coelho perito Edilson FRANCIONE Coelho perito criminal Edilson FRANCIONE Coelho