perito FRANCIONI - "Blog" do Perito FRANCIONI.perito FRANCIONI - "Blog" do Perito FRANCIONI.
Como contratar o perito FRANCIONI para assistente técnico Laudos periciais realizados pelo perito FRANCIONI Pareceres técnicos do perito FRANCIONI Artigos jurí do perito FRANCIONI Palestras proferidas pelo perito FRANCIONI Curriculum vitæ do perito FRANCIONI Entre em contato com o perito FRANCIONI

página inicial voltar um nível código QR desta página - QR code
Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

"Blog" do Perito FRANCIONI.
artigo: "PECUNIA NON OLET e Perícia Oficial na Antiga Roma"


PECUNIA NON OLET e Perícia Oficial na Antiga Roma

Um restaurante da antiga Roma serviu refeição contendo uma grande barata. O gerente acusou os clientes de tentar frustrar a cobrança da conta e o caso foi levado à Polícia - que enviou a refeição à Perícia, para saber se o inseto estava cru (e os clientes, de má-fé) ou cozido (caracterizando tentativa de estelionato contra aquele estabelecimento). Após observar o inseto cuidadosamente, os peritos competentes para realizar o exame disseram, em seu laudo, que a barata estava cozida.

Algum tempo depois, o diretor do órgão oficial de Perícias de Roma e outros 2 peritos comemoravam o recebimento de vantagens indevidas. Esses peritos, que sequer haviam visto a barata cozida, elaboraram laudo falso dizendo que a barata estava crua - que seu diretor usou para substituir o laudo original. Seus filhos lhes perguntaram: "como vocês podem lucrar com uma barata - um inseto nojento, que rasteja nos esgotos e contamina os alimentos?"

Com a candura típica dos corruptos da antiga Roma, o diretor lhes pediu que cheirassem o laudo falso e as moedas de ouro provenientes daquela negociata, perguntando-lhes se fediam. À resposta negativa, ele lhes respondeu: "embora esse laudo falso verse sobre uma barata, ele não guarda o seu cheiro e o dinheiro que obtivemos prestando informações mentirosas sobre aquela quela barata asquerosa tampouco fede." E aquele diretor, sempre pensando apenas em todo o ouro que poderia conseguir ilicitamente, concluiu dizendo-lhes a expressão que ficou famosa: "pecunia non olet".

um bom assistente técnico, como o perito Francioni, pode ser útil à Defesa ou à Acusação em um processo criminal


O texto acima foi originalmente publicado em 31 de dezembro de 2010 e merece uma explicação: trata-se de história fictícia baseada em um episódio verdadeiro ocorrido no Império Romano - fato bem conhecido de quem estuda o Direito Tributário. Conta-se que o imperador Vespasiano resolveu cobrar tributos sobre o uso de mictórios públicos e foi interpelado por seu filho Tito, que considerou repugnante o poderoso Império Romano obter dinheiro a partir dessa fonte. Aquele imperador teria entregue a ele uma moeda e ordenado-lhe que a cheirasse. Em seguida, ter-lhe-ia perguntado se a moeda tinha cheiro de urina - ouvindo, como resposta, que o cheiro da urina não contaminava a moeda. Finalizando, o imperador Vespasiano lhe disse: "Dinheiro não tem cheiro" (em latim: "pecunia non olet"). A expressão latina corresponde a um princípio da tributação segundo o qual o Estado não está impedido de tributar atividades ilegais - assim, quem auferir renda (ilícita) com a exploração de jogos de azar, contrabando ou qualquer outra atividade ilegal não se exime de pagar Imposto de Renda e outros tributos nos quais aquela atividade eventualmente possa ser enquadrada. Não importa se a atividade desenvolvida é legal ou ilegal, moral ou imoral. Importam, sim, outros aspectos - como a tipicidade do tributo, a capacidade contributiva do agente etc.. O Estado não pode usar a tributação para sancionar qualquer atividade pelo fato de ela ser ilegal, mas o agente não pode alegar a ilegalidade para deixar de pagar o tributo correspondente à sua atividade.

contrate um assistente técnico: conheça trabalhos técnicos do perito Francioni


Comentários:

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar o texto acima.

Envie seus comentários (fazendo referência direta a este artigo) para endereço eletrônico do "Blog" do perito FRANCIONI
Esse endereço eletrônico é exclusivo para comentar artigos do "blog".
Para outros assuntos, clique no envelope abaixo.

Retornar à página inicial deste "blog".

Divulgue esta página via:


Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

Você está no portal: http://www.perito-francioni.com.br/.

Cartão de visitas virtual do perito FRANCIONI:
cartão de visitas do perito FRANCIONI em código QR - QR code

TwitterFacebookLinkedInGoogle+

Página inserida em 03 de abril de 2011.

perito FRANCIONE Edilson FRANCIONE Coelho perito Edilson FRANCIONE Coelho perito criminal Edilson FRANCIONE Coelho