Nota sobre fato ocorrido na nossa festa - não pude me conter... Como uma perita pode ser tão "sem noção"?Nota sobre fato ocorrido na nossa festa - não pude me conter...
Como contratar o perito FRANCIONI para assistente técnico Laudos periciais realizados pelo perito FRANCIONI Pareceres técnicos do perito FRANCIONI Artigos jurí do perito FRANCIONI Palestras proferidas pelo perito FRANCIONI Curriculum vitæ do perito FRANCIONI Entre em contato com o perito FRANCIONI

página inicial voltar um nível código QR desta página - QR code
Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

"Blog" do Perito FRANCIONI.
O Dia do Perito, os Beatles e a perita criminal "sem noção"


O Dia do Perito, os Beatles e a perita criminal "sem noção"

Bem que tentei, mas... não consegui deixar de escrever esta nota – que requer uma explicação prévia, a bem da lógica.

Sou, desde a adolescência, admirador dos Beatles – especialmente dos seus últimos discos, cuja qualidade técnica é indiscutível. Nunca fui admirador ardoroso de qualquer artista – diversamente de alguns fãs que, coerentemente com a etimologia desse termo, são verdadeiros fanáticos, conhecendo todos os detalhes possíveis sobre a vida privada de seus ídolos. Conheço apenas alguns (poucos) fatos sobre aqueles músicos.

Uma de minhas canções favoritas é The continuing story of Bungalow Bill – cuja letra tem motivação ecológica (já em 1968) e grande senso de humor. O título é um trocadilho com Buffalo Bill, que ficou famoso por matar a tiros milhares de búfalos durante a colonização dos Estados Unidos. Bungalow Bill seria, de certo modo, um mocinho mimado pela mãe que sai para caçar tigres, mas (como o nome permite inferir) estaria sempre protegido, como se permanecesse em um bangalô. Em certo trecho, o Capitão Marvel mata o tigre e a letra nos conta:

The children asked him if to kill was not a sin
"Not when he looked so fierce", his mummy butted in
If looks could kill it would have been us instead of him

O que significa, em português:

As crianças perguntaram a ele se matar não é pecado
"Não quando ele parecia tão feroz", interveio sua mamãe
Se olhares matassem, teríamos sido nós, em vez dele (tigre)

se você está tendo problemas por causa de uma perícia mal feita (má perícia) ou por uma perícia feita com má-fé (falsa perícia), defenda-se: tenha um assistente técnico como o perito Francioni

E o que Bungalow Bill e sua mamãe têm a ver com a Perícia ou com o Dia do Perito? Pois bem. Estava na festa de comemoração do Dia do Perito, 04 de dezembro, da qual participaram muitos peritos criminais e legistas, assim como várias outras autoridades públicas. Conversava com uma colega quando chegou uma perita criminal que há anos eu não via e proporcionou-me inesperada demonstração do que, na gíria carioca, dir-se-ia tratar-se de uma autêntica demonstração de "falta de noção" explícita. Abrindo um sorriso inédito, a perita cumprimentou-me em voz bem alta:

"Oi, Francioni! Tudo bem?"

Em uma ínfima fração de segundo, voltou-me à mente um passado quase esquecido. Pouco após eu ter sido removido do serviço de perícias em que atuava, aquela perita, unida a outras duas e a um servidor de baixo escalão, desconhendo qualquer resquício de ética, prestaram depoimentos falsos em uma sindicância fraudulenta que visava a me prejudicar. Nada conseguiram. O então Diretor do ICCE, que também participava da fraude, foi destituído dessa função poucos meses depois – sem sequer ser avisado (segundo comentou-se, teria comparecido a uma solenidade na qual o novo diretor já estaria presente). Posteriormente, soube que aquele funcionário administrativo veio a sofrer um AVC e, na única vez em que o avistei (poucas semanas atrás), tive sérias dúvidas de que ele ainda soubesse quem era ou onde estava: pelo menos quanto a ele, a guerra acabou.

Olhei para ela, espantado com tamanha "cara de pau", e tive a sensação de que meu cérebro funcionava em uma velocidade nunca alcançada. Refleti, durante um segundo ou dois, sobre se deveria xingá-la e, nessa hipótese, de quê. E é neste ponto que esta história se liga à música dos Beatles: não sei (nem quero saber) exatamente qual a percepção que ela teve de mim naquele momento, mas imagino que meu olhar se parecesse muito com o da mãe de Bungalow Bill. Se olhares matassem... Ela desviou o seu próprio olhar rapidamente e afastou-se.

Na hora, senti-me indignado. Lembrei-me de uma entrevista de John Lennon, que contou que Paul McCartney o teria tentado visitar após o desentendimento que resultou na dissolução do conjunto. Segundo ele, Paul teria chegado sem avisar, com seu violão, como se nenhuma briga tivesse ocorrido e eles tivessem estado juntos, amigavelmente, no dia anterior. Irritado, John o teria expulso imediatamente e eles jamais teriam voltado a se encontrar.

Depois, ri-me muito daquela "colega" (assim, com aspas) e da situação constrangedora que ela provocou. Como alguém que exerce a função de perito criminal pode ser tão "sem noção"?

Em tempo: a festa de comemoração do Dia do Perito ocorreu no Clube Municipal e foi muito bem organizada pela Dra. Denise Gonçalves de Moraes Rivera – uma perita criminal repleta de "noção", que vem desenvolvendo excelente trabalho como Presidente da APERJ (Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro).

um bom assistente técnico, como o perito Francioni, pode ser útil à Defesa ou à Acusação em um processo criminal


Comentários:

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar o texto acima.

Envie seus comentários (fazendo referência direta a este artigo) para endereço eletrônico do "Blog" do perito FRANCIONI
Esse endereço eletrônico é exclusivo para comentar artigos do "blog".
Para outros assuntos, clique no envelope abaixo.

Retornar à página inicial deste "blog".

Divulgue esta página via:


Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

Você está no portal: http://www.perito-francioni.com.br/.

Cartão de visitas virtual do perito FRANCIONI:
cartão de visitas do perito FRANCIONI em código QR - QR code

TwitterFacebookLinkedInGoogle+

Página inserida em 09 de dezembro de 2013.

perito FRANCIONE Edilson FRANCIONE Coelho perito Edilson FRANCIONE Coelho perito criminal Edilson FRANCIONE Coelho