Por vários motivos, recomendo "em branco" o livro de Leví Inimá de Miranda "Balística Forense: do criminalista ao legista".Por vários motivos, recomendo "em branco" o livro de Leví Inimá de Miranda "Balística Forense: do criminalista ao legista".
Como contratar o perito FRANCIONI para assistente técnico Laudos periciais realizados pelo perito FRANCIONI Pareceres técnicos do perito FRANCIONI Artigos jurí do perito FRANCIONI Palestras proferidas pelo perito FRANCIONI Curriculum vitæ do perito FRANCIONI Entre em contato com o perito FRANCIONI

página inicial voltar um nível código QR desta página - QR code
Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

"Blog" do Perito FRANCIONI.
"Balística Forense: do criminalista ao legista" (recomendação de livro).


"Balística Forense: do criminalista ao legista" (recomendação de livro).

O Dr. Leví Inimá de Miranda é um perito que caminha na contra-mão de vários órgãos oficiais de Perícia e com o qual muitas autoridades públicas de grande projeção na imprensa não podem concordar. Poderia ocupar importantes funções públicas, mas não é nomeado para elas. Por que alguém deveria se interessar pelo que ele tem a dizer?

Eu mesmo respondo: as palavras do Dr. Leví Inimá de Miranda merecem crédito porque quem tem real conhecimento técnico não deve aceitar que vaidades de pessoas menos capacitadas se sobreponham à justiça, porque quem está com a razão não deve ceder a pressões, porque não se deve abrir mão da verdade e de convicções pessoais para desfrutar de benesses políticas ilegítimas e, finalmente, porque o Dr. Leví Inimá de Miranda é uma das raras pessoas que reúne essas qualidades. Com orgulho, posso afirmar que somos muito parecidos e não tenho qualquer dúvida em recomendar, antecipadamente, o seu livro "Balística Forense: do criminalista ao legista".

capa do livro Balística Forense: do criminalista ao legistaEm 2001, no XVI Congresso Nacional de Criminalística (o primeiro evento técnico de Perícia ao qual compareci), conheci o perito legista Dr. Leví Inimá de Miranda. Àquela época, ainda estava lotado no SPAF (Serviço de Perícias de Armas de Fogo), e quem nos apresentou foi uma colega daquele serviço: a Dra. Vilma Jorge Abib, perita criminal. À época em que convivimos, a Dra. Vilma e eu tivemos alguns atritos, mas afirmo que não se devia menosprezar uma recomendação sua: apesar de nossas divergências, ela era uma pessoa que jamais agia de má-fé - virtude que, infelizmente, não é tão freqüente quanto esperável em instituições que devem buscar a verdade e a justiça (como, aliás, o são a Perícia e a Polícia).

Durante algum tempo não tive contato direto com o Dr. Inimá (como a Dra. Vilma o chamava e também passei a chamá-lo). Com muita freqüência, porém, tinha alguma notícia dele - sempre positiva. Destacava-se a coragem de suas atuações, divulgada em alguns casos que tiveram grande repercussão na imprensa. Invariavelmente, suas atitudes opunham-se às de pessoas que, no meu entendimento, violam as funções públicas que exercem e desonram a Perícia Oficial.

um especialista em Balística Forense pode analisar os laudos da Perícia e descobrir falhas ou destacar aspectos positivos não percebidos: tenha um assistente técnico como o perito Francioni

A retomada de nosso contato, muito agradável e proveitosa, acabou resultando em uma atuação conjunta, como assistentes técnicos, em um caso criminal. O Dr. Leví Inimá de Miranda é, essencialmente, um estudioso dos temas ligados à Perícia. Estuda não apenas a Medicina Legal, mas também a Criminalística, disciplinas sobre as quais detém conhecimentos profundos. Adquire equipamentos para a realização tecnicamente correta de exames com uma freqüência que, lamentavel e indesculpavelmente, não se vê nem mesmo nos órgãos oficiais de Perícia do nosso Estado do Rio de Janeiro. Não por acaso, está capacitado a criticar inúmeros dos procedimentos adotados em casos de repercussão por "peritos" (assim, entre aspas) que buscam mais a própria projeção pessoal na imprensa leiga do que o aprimoramento técnico das instituições que integram e, eventualmente, também comandam. Autoridades que admitem que um simples servidor público (neste caso, um perito legista) adquira, com recursos privados, equipamentos técnicos que nem mesmo órgãos oficiais têm, apesar de todas as verbas públicas de que poderiam dispor, não podem mesmo gostar dele.

Como sempre ocorre com pessoas e coisas que se destacam do grupo ao qual pertencem, alguns dizem: "ele é importante, merece minha admiração e meu apoio"; diversamente, outros dizem: "ele é importante, deve ser destruído". Ambos os grupos, porém, reconhecem sua importância. Assim foi com Cartago, atacada por diversos discursos do senador Catão até que Roma resolvesse destruí-la - o que, porém, custou-lhe as 3 guerras púnicas. Assim não haverá de ser com peritos do porte técnico e ético do Dr. Leví Inimá de Miranda, que merece a admiração, o respeito e o apoio, pelo menos, dos bons peritos oficiais do Estado do Rio de Janeiro.

convite para o lançamento do livro "Balística Forense: do criminalista ao legista"A importância de seus conhecimentos técnicos, sua vocação para a pesquisa e os equipamentos profissionais que possui já seriam suficientes para que seu livro merecesse especial atenção. Entretanto, o Dr. Leví Inimá de Miranda também merece destaque no plano humano. Surpreende, a quem não o conhece bem, o contraste entre a gentil delicadeza que tem no trato com pessoas de bem e sua indignação inflamada ao abordar as injustiças e a corrupção que têm grassado no serviço público do nosso país. Sente verdadeira e profunda indignação ao saber que os direitos de alguém estão sendo violentados em um processo e, sempre que pode, dispõe-se a ajudar - mais preocupado em fazer justiça do que em amealhar os recursos materiais que, merecidamente, poderia auferir. Os conhecimentos técnicos que tem jamais são suficientes, pois está imbuído da nobre missão de ajudar a quem precisa.

Recebi, há poucos dias, o esperado convite para o lançamento do seu livro "Balística Forense: do criminalista ao legista". Ainda não tive acesso a ele mas, ainda assim, recomendo essa obra sem qualquer reserva e divulgo o lançamento do livro, programado para o dia 09 de junho de 2014, segunda-feira, às 19:00h (detalhes no convite, nesta página, com "link" para sua imagem ampliada). E, antes que me esqueça, as primeiras páginas do livro estão disponíveis em: http://issuu.com/editorarubio/docs/issuu_bal__stica.

Esta divulgação é feita espontânea e gratuitamente, a bem do interesse público pela justiça.

o perito Francioni atua como assistente técnico para processos criminais sobre acidentes de trânsito e homicídios e na identificação de falsa perícia


Comentários:

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar o texto acima.

Envie seus comentários (fazendo referência direta a este artigo) para endereço eletrônico do "Blog" do perito FRANCIONI
Esse endereço eletrônico é exclusivo para comentar artigos do "blog".
Para outros assuntos, clique no envelope abaixo.

Retornar à página inicial deste "blog".

Divulgue esta página via:


Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

Você está no portal: http://www.perito-francioni.com.br/.

Cartão de visitas virtual do perito FRANCIONI:
cartão de visitas do perito FRANCIONI em código QR - QR code

TwitterFacebookLinkedInGoogle+

Página inserida em 19 de maio de 2014.

perito FRANCIONE Edilson FRANCIONE Coelho perito Edilson FRANCIONE Coelho perito criminal Edilson FRANCIONE Coelho