Exames periciais de armas de fogo, munições e seus componentes, acessórios (silenciadores, miras telescópicas, compensadores de recuo etc.), proteções balísticas, objetos perfurados etc..Exames periciais de armas de fogo, munições e seus componentes, acessórios (silenciadores, miras telescópicas, compensadores de recuo etc.), proteções balísticas, objetos perfurados etc..
Como contratar o perito FRANCIONI para assistente técnico Laudos periciais realizados pelo perito FRANCIONI Pareceres técnicos do perito FRANCIONI Artigos jurí do perito FRANCIONI Palestras proferidas pelo perito FRANCIONI Curriculum vitæ do perito FRANCIONI Entre em contato com o perito FRANCIONI

página inicial voltar um nível código QR desta página - QR code
Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

Balística Forense


A primeira lotação do perito FRANCIONI foi no SPAF (Serviço de Perícias de Armas de Fogo), localizado na sede do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), no Rio de Janeiro. Mesmo após ter deixado o SPAF, o perito FRANCIONI continuou a realizar exames de Balística Forense (em outros serviços de perícias), a apresentar palestras em eventos técnicos sobre a Perícia e a estudar esse tema – que, atualmente, é objeto de suas atuações como assistente técnico (ver pareceres técnicos).

Tecnicamente, o SPAF não tem existência oficial e, como conseqüência dessa informalidade (incompatível com o Direito Administrativo), suas divisões internas são meramente informais. Isso ocorre porque a Perícia Oficial do Estado do Rio de Janeiro padece de uma anomia crônica que vale a pena compreender.

O SPAF divide-se em dois setores informais: o "setor de descrição" (no qual o perito FRANCIONI atuou) e o "setor de confronto balístico".

se você está tendo problemas por causa de uma perícia mal feita (má perícia) ou por uma perícia feita com má-fé (falsa perícia), defenda-se: tenha um assistente técnico como o perito Francioni

O setor informal de descrição tem a atribuição de descrever os materiais que lhe são encaminhados (e, sempre que possível, testar sua funcionalidade), como: armas de fogo, munição (cartuchos íntegros e seus componentes), acessórios de armas de fogo (miras telescópicas e a laser, silenciadores / abafadores de ruído, compensadores de recuo, baionetas etc.), equipamentos de proteção balística (como coletes à prova de bala e seus componentes), objetos perfurados, equipamentos de recarga de munição etc..
Pistola Luger
Pistola Luger examinada pelo perito FRANCIONI.

Por motivo de caráter teleológico (finalístico, que visa ao objetivo) e prático, no SPAF também examinam-se armas de pressão (de mola, de ar comprimido ou de gás carbônico comprimido), armas de brinquedo e simulacros de arma de fogo – além de outros objetos eventualmente relacionados (como fotografias de armas de fogo, com vistas ao seu reconhecimento). Destaque-se: tanto a descrição quanto os testes devem levar em conta aspectos e valor criminalísticos.

estojos de munição .22 Estojos de munição de calibre .22 examinados pelo perito FRANCIONI: o registro foi feito por digitalização em scanner, à falta de câmera fotográfica com macro. O pleno registro do material examinado é importante para a credibilidade dos exames e convém a todos: ao perito, à Perícia, a eventual acusado e à legalidade (como garantia à ampla defesa e ao contraditório).

O setor informal de confronto balístico tem a atribuição precípua de identificar se uma determinada arma foi a utilizada para produzir um determinado tiro, realizando comparação indireta das suas micro-características com as de componentes de munição (como estojos e projéteis) relacionados ao tiro. Nesses exames, todo o material recebido deve, também, ser descrito.

contrate um assistente técnico: conheça a formação acadêmica do perito Francioni

Divulgue esta página via:


Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

Você está no portal: http://www.perito-francioni.com.br/.

Cartão de visitas virtual do perito FRANCIONI:
cartão de visitas do perito FRANCIONI em código QR - QR code

TwitterFacebookLinkedInGoogle+

Página inserida em 23 de dezembro de 2013.

perito FRANCIONE Edilson FRANCIONE Coelho perito Edilson FRANCIONE Coelho perito criminal Edilson FRANCIONE Coelho